Cirurgia da Face
Otoplastia
Orelhas proeminentes ou “Orelhas de Abano” é resultado de excessivo crescimento da cartilagem das orelhas. Essa condição promove aumento do seu ângulo de abertura em relação a cabeça e determina uma situação anatômica incômoda aos pacientes.
Condição genética e de hereditariedade, condiciona o surgimento dessa desproporção anatômica e causa sofrimento aos pacientes, como Bullying na infância.
Há diferentes mal formações das orelhas e essa condição, mais comum, promove o apagamento de sulcos do pavilhão auricular.
As Orelhas Proeminentes podem causar desconforto emocional e prejudicar a autoconfiança. Alguns indivíduos passam a usar faixas e bonés, evitam convívio social e exposição das orelhas por sentirem constrangimento.
Tratamento Cirúrgico
A otoplastia pode melhorar a proporcionalidade, a cicatriz é escondida na dobra atrás das orelhas, camuflada no sulco, junto à cabeça.
A abordagem cirúrgica pode ser indicada, aproximadamente, aos 8 anos de idade, ser realizada em ambiente hospitalar com anestesia geral para conforto e segurança.
Nos adultos, a anestesia local com sedação é uma opção bem tolerada.
Pós-operatório
Período de breve afastamento das atividades esportivas após a cirurgia, resume-se em não realizar esforços e manter cuidados locais com a ferida com finalidade de evitar traumas nas orelhas. Uma faixa levemente compressiva poderá ser recomendada no período de recuperação e o uso de analgésicos para controle de dor nos primeiros dias é comum.
Valorize
sua autoestima!
Dr. Marcos Ansanelli
CRM 162081 | RQE 79115
- Formado em Medicina pela Universidade de Marília;
- Residência Médica em Cirurgia Geral pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto;
- Residência Médica em Cirurgia Plástica pela Fundação de Ensino Padre Albino de Catanduva- SP;
- Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Minha filosofia de trabalho é pautada no atendimento humanizado e de qualidade aos meus pacientes, com ética, ciência e segurança.